
- 11 de maio de 2023
Com o crescimento de grandes cidades, faz alguns anos que o papel do paisagismo vem ganhando destaque nos grandes centros urbanos. E não só isso, também em espaços públicos, privados e não urbanos.
Cada composição e interação com a natureza, exige cuidados especiais e elementos naturais que devem seguir desejos e interesses de diferentes clientes, trazendo mais ligação com a natureza e uma vida mais equilibrada e natural, desde sua concepção, até sua conservação.
Entenda mais sobre o assunto e como o paisagismo pode trazer mais benefícios para o dia a dia em nosso ambiente.p
O que é paisagismo e quais seus objetivos?
No paisagismo é onde projetamos, planejamos e fazemos a gestão da criação, recuperação ou substituição de espaços, visando criar condições de uso pelo público, de jardins e espaços verdes. Por esse mesmo motivo, é altamente ligado às áreas de arquitetura, ecologia, botânica e sustentabilidade.
Muito além de conceitos estéticos ou artísticos, o paisagismo deve conter elementos funcionais, que sejam incorporados ao ambientes, gerando uma relação de harmonia entre o homem e a natureza. Por isso mesmo, o projeto paisagístico deve levar em conta as características geográficas, hidrográficas, bióticas e humanas do local, com uma estética homogênea e equilibrada.
Tipos de paisagismo
Rural

Sendo realizado no campo, esse tipo permite a conservação e preservação de espaços rurais. Pode ser adaptado a fazendas, sítios e granjas, utilizando pavimentações naturais, visando sempre o equilíbrio do ecossistema.
Urbano

Voltado para as cidades, esse tipo é focado na criação de espaços de lazer, esportes, entretenimento, compartilhamento e contemplação, de forma a integrar a natureza ao espaço de grandes metrópoles.
Interno

Seu objetivo é complementar a decoração interna de casas e empresas, e pode ser visto em jardins externos, de inverno, varandas e terraços. Também aparece em áreas comuns de condomínios e prédios comerciais.
Benefícios do paisagismo
Não importa o tamanho do ambiente, o paisagismo faz toda diferença na concepção de um espaço, deixando os locais mais frescos, oferecendo a sensação de relaxamento, harmonizando a interação do ser humano com o meio ambiente e melhorando sua convivência com a natureza.
É comprovado que pessoas que passam mais tempo em espaços verdes, possuem menos doenças relacionadas à saúde psicológica e física, diminuindo inclusive sintomas de ansiedade e depressão. Dessa forma, é possível melhorar o bem-estar e a qualidade de vida, apenas com a conexão com a natureza.
Além disso, a ONU (Organização das Nações Unidas) deixa claro que o recomendado é que cada cidade possua ao menos 16 metros quadrados de área verde por ambiente em áreas urbanas, visando a diminuição de estresse, melhora na qualidade do ar do ambiente, beleza natural, além de auxiliar na drenagem natural em períodos de chuva.
Qual a diferença entre paisagismo e jardinagem?
Mesmo que ambas áreas estejam ligadas, enquanto o paisagismo se concentra na elaboração e planejamento, a jardinagem entra em cena quando é necessário a execução do projeto, com um complementando o outro. Dessa forma, elas atuam em conjunto, onde a jardinagem se torna parte integrante do projeto de paisagismo.
O que são arquitetos paisagistas?
O paisagismo deve ser visto como uma arquitetura de paisagem, pois assim como qualquer construção, cada elemento é pensado como uma composição arquitetônica, algo que deve ser edificado. Um arquiteto paisagista acompanha e fiscaliza os projetos, definindo cortes, elevações, desenhando a planta baixa, controlando prazos e fornecedores.
Tendências e técnicas de paisagismo
Jardins verticais

Os jardins verticais são comuns em locais menores ou com restrições no solo. São elegantes e ocupam pouco espaço, assim como podem delimitar algumas áreas ou fazer parte da decoração, imitando quadros na parede.
Móveis

Os objetos usados devem ser estéticos e funcionais, respeitando o ambiente e resistentes às mudanças climáticas. São utilizados móveis de convívio, recreação, contemplação e descanso, em lugares estratégicos.
Percurso

Para definir o caminho e acesso a outros locais, é muito comum a inserção de pedras, vasos, muros e cercas vivas, guiando as pessoas e preservando o jardim.
Água e iluminação

A água traz mais umidade e sensação de conforto e relaxamento para o espaço, e quando aliada à uma boa iluminação, pode transformar o local, inclusive à noite.