
- 11 de maio de 2023
O paisagismo e a jardinagem tem mudado o cenário urbano ao redor do mundo, incorporando a natureza no dia a dia. Aqui vamos te dar algumas ideias de paisagismo para seguir as tendências para seu jardim residencial ou corporativo:
Tendências de paisagismo
Biofilia
Por mais que seja uma tendência recente na arquitetura e urbanismo, o termo vem do grego, que significa “amor às coisas vivas”. Indo na contramão da Urbanização das cidades, a biofilia promove uma reconexão com a natureza, visando o bem-estar coletivo.
Ou seja, a biofilia, nada mais é do que incorporar as características da natureza aos espaços construídos, como vegetação, elementos como madeira, pedra, água e luz natural. O uso de silhuetas e formas botânicas no lugar das retas, é uma das características fundamentais em projetos biofílicos.
Integração com a natureza
A integração com a natureza, tem proporcionado cada vez mais uma maior qualidade de vida aos que vivem nas partes mais urbanizadas da cidade, com construções ecoeficientes, telhados, parede e muros vivos, edifícios com jardins verticais e hortas urbanas.
Projetos de jardinagem, arquitetura e engenharia civil em harmonia com a natureza, além do respeito ao meio ambiente, traz valorização ao espaço. Em questões climáticas, é uma alternativa sustentável para o nosso futuro.
Florestas Urbanas
A florestas urbanas é o conceito maior de tudo isso, ou seja, neste caso, o projeto deixa de ser apenas decorativo, para ter funções ecológicas. Neste caso, uma das maiores características das florestas urbanas é o agrupamento de árvores, o que já se demonstrou muito eficaz em termos ecológicos.
Além das vegetações remanescentes da conservação do crescimento das cidades, podemos contar com a arborização, quando são feitos projetos de plantio de árvores, visando revitalizar o verde dos meios urbanos.
Ideais para o jardim
Jardim de inverno

O jardim de inverno é uma ótima ideia para quem quer ter um paisagismo residencial, mas não tem um espaço próprio para isso. Além de ser uma área aconchegante, é um bom modo de trazer iluminação, ventilação e sofisticação para a parte interna da casa. Podem ser instalados em varandas ou terraços ou até mesmo em pequenas estufas dentro de casa.
Jardim de pedra

Também conhecido como Karesansui ou Jardim Zen, tem origem japonesa e tem tendência no Zen-Budista. É baseado em areia, cascalho e rochas cuidadosamente arranjadas. O jardim de pedra é baseado em um paisagismo e jardinagem seco, ou seja, nesse tipo de jardim, a água é simbolizada por areia arranjada em desenhos que sugerem as ondulações da água.
Jardim de suculentas

É uma ótima opção para decorar pequenos espaços, trazendo integração com a natureza com poucos cuidados constantes. Por serem tipos de plantas que não precisam de muita luz ou espaço, são ótimos para apartamentos e pequenas salas comerciais. No geral, este tipo de paisagismo usasse da variedade de espécies de suculentas, alinhado com diferentes modelos e tamanhos de vasos.
Jardim tropical

A ideia principal desse tipo de jardim é não seguir simetria, mas sim, trazer a essência da natureza para um paisagismo residencial ou comercial. É um tipo de jardim que precisa de um planejamento para sua concepção, desde a escolha das plantas ,que devem ser escolhidas com base no microclima do local, até o preparo do solo, para manter seu jardim sempre bonito e aconchegante.