
- 12 de junho de 2023
É no paisagismo funcional que aliamos a estética ao meio ambiente, trazendo diversos benefícios para nossa rotina, como uma maior sensação de conforto e bem-estar. Entenda mais aqui sobre o assunto:
O que é paisagismo funcional
No paisagismo funcional é possível criar projetos arquitetônicos ambientais, que favorecem o uso da natureza e áreas mais verdes, usando plantas e materiais naturais.
Essa prática deve beneficiar o ecossistema ao redor a fim de aumentar a harmonia do ambiente, fornecendo benefícios além da estética, como as hortas de alimentos orgânicos, jardins educacionais e de preservação, plantas que ajudam na recuperação de doenças e em fatores terapêuticos e até diminuição de fatores abióticos na região.
Tipos e benefícios do paisagismo funcional
Além da sensação de bem-estar e conforto emocional, o paisagismo funcional ajuda a equilibrar o ambiente local, favorecendo o meio ambiente e trazendo mais conforto para quem utiliza desses espaços. Existem alguns tipos de paisagismo funcional e algumas vantagens que eles trazem:
Jardim vertical
A fim de otimizar espaços, dessa forma é possível utilizar o espaço de maneira inteligente, benéfica e trazer um conceito estético. Também existe a possibilidade de apostar em telhados verdes que melhoram o ar do ambiente e diminuem a temperatura.
Equilíbrio com o ecossistema local
Um ambiente que favorece o ecossistema local é capaz de chamar naturalmente a fauna local, como aves e borboletas. O ideal é oferecer fontes de água, alimentos e alguns tipos de abrigos.


Hortas e pomares
As hortas e pomares favorecem uma vida mais equilibrada de quem usufrui do espaço, permitindo a cultivação pelos moradores ou pacientes, surgindo como uma proposta que vai além do cuidado com a alimentação, mas também como um processo terapêutico.
Jardins sensoriais
Esses jardins tem o objetivo de favorecer os estímulos sensoriais como visão, tato, audição e olfato, sendo muito usado para projetos educacionais com crianças, desenvolvendo a curiosidade e atenção. O ideal é apostar em pedras com diferentes texturas, plantas comestíveis, fontes de água e flores ornamentais.
Jardins comerciais
Podem ser usados em hospitais, por exemplo, como jardins de cura, que ajudam a tratar enfermidades ou melhorar o ambiente de trabalho e em diferentes edifícios comerciais. Eles ajudam a diminuir o impacto com o meio ambiente, ajudam na melhora da performance e favorecem um clima mais leve e de maior concentração para os funcionários.