
- 22 de junho de 2023
O que é arquitetura paisagística e como funciona
O arquiteto, de forma geral, desenha e projeta a infraestrutura, antes que haja a construção de edifícios. Com a junção do paisagismo, há uma projeção e construção de uma paisagem que conta com estruturas de apoio e elementos de decoração, com a junção disso, nasceu a arquitetura paisagística.
Dessa forma, cada ambiente deve levar em conta possuir fontes, piscinas, jardins verticais, móveis de decoração, boa iluminação, trilhas, entre outros.
O que é Arquitetura Paisagista
É através de um arquiteto paisagista que podemos incluir mais áreas verdes nos nossos espaços urbanos. Aqui podemos citar condomínios, edifícios comerciais, residências, parques, centros comerciais, entre muitos outros. Por meio disso, deve haver um equilíbrio entre os elementos urbanos e naturais, utilizando de forma útil esses espaços livres, criando atmosferas planejadas e aconchegantes.
Além disso, pode haver a restauração e preservação de ambientes que podem ter sido alterados pelo homem. O objetivo é que esses espaços pareçam criados pela própria natureza, deixando-os o mais natural possível, a fim de que melhorem as condições climáticas e preservem o ecossistema local.
Em um projeto, também é importante que seja considerado o orçamento, que deve ser respeitado com a definição de valores antecipados. Depois que ocorre um levantamento do local, o arquiteto paisagista desenha o projeto e apresenta todo o orçamento necessário.
O que faz um arquiteto paisagista
Esse profissional planeja e realiza projetos de áreas que sejam harmoniosas com o ambiente natural e sustentáveis. Para isso, utilizam de tecnologias como o CADD, para o desenho do projeto e o GIS, para coordenadas das diferentes características geográficas da região.
Para o planejamento desses locais, ele realiza relatórios ambientais, prepara representações gráficas do projeto, realiza planos do local, com especificações e estimativas de custo, além de inspecionar todo o progresso do projeto.
Ele pode atuar a frente do paisagismo residencial, em espaços externos ou internos, focando em moradias e quintais, mas também pode atuar no paisagismo comercial, onde integra a edificação com espaços externos. Isso acaba relacionando o projeto arquitetônico com o paisagismo, e transformando em um só.

Qual a diferença entre arquiteto e paisagista?
Os trabalhos de um arquiteto e um paisagista são sempre feitos de forma integrada, já que o paisagismo não existe sem a arquitetura. Por isso, muitos paisagistas são arquitetos e a diferença está na formação.
Para ser arquiteto o profissional deve cursar Arquitetura e Urbanismo e caso queira se tornar também paisagista, é preciso se especializar na área com alguns cursos.