
- 10 de julho de 2023
É notável o crescente uso da metodologia BIM, principalmente na construção civil. Essa nova abordagem inovadora vem trazendo muitos benefícios para os profissionais envolvidos, tornando cada etapa do projeto mais eficiente. Saiba mais o que é, como funciona e quais os principais benefícios do uso do BIM na indústria de construção.
O que é BIM?
O BIM ou Building Information Modeling, nada mais é que uma nova metodologia de trabalho que utiliza e cria modelos 3D, a fim de construir, projetar e gerenciar edifícios, além de outras infraestruturas. Essa nova tecnologia, com uma abordagem extremamente moderna, é capaz de fornecer através de dados digitais, informações detalhadas e relevantes de projetos, como geometrias, materiais, sistemas construtivos e muitos outros.
Com o BIM é possível que todos os profissionais que estejam envolvidos em um projeto, possam compartilhar informações, já que ele é atualizado continuamente e garante que as decisões sejam mais assertivas, precisas e eficientes. Ele também é capaz de realizar análises de desempenho e simulações, planejando tudo antes do início do projeto, evitando que se perca tempo e dinheiro.
Qual a importância do BIM para a construção civil?
O BIM ajuda a melhorar a eficiência e reduzir o desperdício, garantindo uma melhor qualidade para cada projeto e facilitando a gestão, já que permite que arquitetos, engenheiros, construtores e gerentes trabalhem em conjunto, através de um modelo digital compartilhado, com todas as informações necessárias sobre o edifício.
Ainda mais, ele permite que os projetos sejam visualizados e simulados em 3D, sendo possível corrigir problemas antes da construção, reduzindo a margem de erros e aumentando a eficiência, além de otimizar o processo de projeto e construção.
Como funciona o sistema BIM para a arquitetura?
Através de um modelo digital tridimensional, é possível visualizar todas as informações do projeto desde seu início. Ali existem características relevantes para o projeto, como as informações arquitetônicas básicas, paredes, pisos, teto, portas e janelas.
Além disso, entram todas informações de engenharia, mecânica, elétrica e hidráulica. Assim os arquitetos podem visualizar o projeto em 3D e realizar análises de desempenho, com simulações de iluminação, ventilação, acústica e sustentabilidade. Também é possível gerar a documentação do projeto, como plantas baixas, elevações, cortes, detalhes construtivos e quantitativos de materiais.
Como escolher a melhor ferramenta BIM?
No mercado existem algumas ferramentas BIM que podem ajudar, a depender da sua necessidade, já que cada uma possui suas próprias características e funcionalidades. Conheça algumas delas:
- Autodesk Revit;
- ArchiCAD;
- Vectorworks;
- Bentley AECOsim;
- Tekla Structures;
Quais os benefícios de utilizar o BIM?
Existem muitos benefícios que o BIM pode trazer nos projetos, por meio de modelos digitais precisos e detalhados. Conheça alguns deles:
Informações integradas
Com o BIM toda a comunicação é facilitada e melhorada, e isso acaba por reduzir erros e melhorar toda a coordenação do projeto. Todas as informações são integradas em um único ambiente virtual e todos que participam do projeto podem acessá-las.
Equipe mais eficiente
O BIM otimiza não só o trabalho da equipe, que tende a ser mais eficiente, como também economiza tempo e recursos. A comunicação tende a ser mais clara e específica, com uma coordenação multidisciplinar, detecção de problemas e automatização.
Identificação de problemas
Ao identificar os problemas no início do projeto, é possível reduzir erros e retrabalhos, trazendo um enorme impacto para a segurança e qualidade da construção. Com ele é possível identificar conflitos de espaço entre os elementos, realizar simulações térmicas e de iluminação, interferências entre sistemas elétricos e tubulações, entre outros.
Visão clara do projeto
Para melhorar as tomadas de decisão, é fundamental que todos tenham as informações mais precisas e detalhadas sobre o projeto, garantindo que seja visível o impacto de certas tomadas de decisão. Isso é possível através de modelagens 3D, informações atualizadas e análises detalhadas das etapas do projeto.
Facilita a manutenção
Com todas essas informações detalhadas, toda a manutenção e operação do edifício ao longo do tempo, é facilitada. Além disso, a metodologia tem gerenciamento de ativos, que permite que todos os operadores possam planejar a manutenção preventiva e corretiva dos sistemas e equipamentos.