
- 12 de junho de 2023
Quando falamos de paisagismo em condomínios, devemos levar em conta que os espaços são centros de convivência em áreas que devem ser atrativas e bem aproveitadas. De acordo com estimativas, um projeto paisagístico pode valorizar em até 20% o imóvel.
Em cada projeto, muito mais que apenas a área verde, estão inclusos mobiliários, iluminação, caminhos de acesso e equipamentos de lazer. Conheça alguns fatores que influenciam na escolha do imóvel e como implementar a neuroarquitetura.
Quais os benefícios do paisagismo para a valorização de um imóvel?
Momentos de lazer
Uma área de lazer é fundamental para as crianças desenvolverem suas brincadeiras e atividades, fugindo um pouco dos eletrônicos e garantindo diversão externa. Para os adultos, é uma oportunidade de ter conversas, praticar atividades e de descontração.
Espaço de descanso
Ótimos para momentos que pedem uma pausa, onde podemos relaxar e focar no descanso, usufruindo de bancos, redes e cadeiras. Espaços que possuem materiais naturais, usam de água e possuem boa vegetação, garantem sentimentos de calma e relaxamento.
Convívio com a natureza
Um convívio com a natureza nos proporciona uma sensação de calma e bem estar. Plantas de baixa manutenção e experiências sensoriais no local, ajudam a restabelecer nossa conexão com a natureza e garantem que tenhamos um contato mais próximo e diário com essa área verde.
O que é neuroarquitetura e quais seus benefícios?
A neuroarquitetura se refere aos estudos da neurociência aplicados à arquitetura. Com ela é possível a criação de ambientes capazes de melhorar a qualidade de vida dos moradores. Um dos exemplos que englobam a neuroarquitetura é o uso do design biofílico, onde somos capazes de conectar as pessoas com os mais variados ambientes e projetos.
Isso traz mais qualidade de vida para quem usufrui desses espaços, garantindo conforto térmico, economia de energia elétrica, redução de ruídos, purificação do ar e sensação de bem-estar. Aqui utiliza-se elementos naturais/vivos, como plantas, água, luz natural e ventilação. A ideia principal está na criação de ambientes híbridos, com composições interna e externa simultâneas.
A importância de um paisagista no projeto arquitetônico
Um projeto paisagístico aliado ao projeto arquitetônico garantirá uma melhor proposta de aproveitamento para as áreas de lazer. Além disso, será essencial levar em consideração boas práticas e conceitos importantes com o meio ambiente, que devem ser integrados naturalmente ao espaço.
Toda a questão ambiental e de sustentabilidade devem ser levadas em conta, já que será necessário avaliar as condições do terreno e as plantas nativas que já existem no local, tornando o ambiente o mais natural possível e ao mesmo tempo, com um design democrático.