Em um projeto de paisagismo é possível transformar a paisagem de um local, tanto internamente quanto externamente, integrando a vegetação e elementos da natureza com paisagens e itens arquitetônicos que são introduzidos pelo homem.
Nas cidades, por exemplo, o recomendado é que exista uma área de 16m² de natureza por habitante. Com isso, é possível estreitar a relação do homem com essa área verde e diminuir os índices de estresse urbano, já que com o paisagismo, é possível trazer um efeito de maior tranquilidade e bem-estar.
O que consiste um projeto paisagístico?
Em um projeto paisagístico nós projetamos, planejamos e fazemos toda a gestão e preservação desses espaços, com informações detalhadas de como será elaborado esse trabalho.
Dessa forma, o cliente pode visualizar e analisar a obra em uma representação gráfica, sendo possível a execução completa das diretrizes e cronogramas. Nesse projeto são estudados o solo, a topografia, a incidência solar, o clima, além da disponibilidade de água no local.
Por esse mesmo motivo, é tão importante que o paisagista tenha conhecimentos arquitetônicos, botânicos e de agronomia.
Assim, é possível um projeto mais harmônico arquitetonicamente com a utilização de espécies compatíveis com essas condições do cenário, equilibrando o ecossistema e cultivando espécies à longo prazo.
O que deve conter em um projeto paisagístico?
1. Estudo preliminar
Aqui são levantados os dados técnicos, como o estudo do solo, a vegetação existente, o clima, o espaço disponível, topografia, qual estilo arquitetônico seguir, ente outros.
Além disso, levamos em conta qual a necessidade do cliente, o que ele gosta e o que pode ser aplicado na área estudada.
3. Anteprojeto
Tudo que foi aprovado é colocado em planta baixa e os detalhes começam a ser desenvolvidos. São descritivos nesta etapa, todas as especificações de revestimentos, mobiliários, plantio.
Além disso, todos os diversos itens de projeto são descritos, incluindo orçamento para execução desta obra.
2. Conceito
Consiste em apresentar ao cliente as ideias através de recursos visuais, permitindo ao mesmo experimentar e compreender um pouco do que foi concebido e do resultado pretendido.
Após as reuniões junto ao cliente para a adequações e aprovação, é possível seguirmos para a próxima etapa do projeto paisagístico.
4. Projeto executivo
Nessa etapa é detalhada todo o desenvolvimento, é onde integramos todos os projetos complementares, como o elétrico, hidráulico e estrutural, com aspectos mais técnicos e específicos do paisagismo.
É com base nele que a obra será executada, será o base para os empreiteiros trabalharem.
Quem faz projeto paisagístico?
![]()
Um paisagista, que também tenha conhecimentos arquitetônicos e de agronomia é quem desenvolverá os projetos de paisagismo. Portanto, é imprescindível que a prática do paisagismo seja feita somente por pessoas capacitadas.
Dessa forma a área não se torna uma mera comercialização e prejudica o ambiente, havendo um desequilíbrio do local e para que as normas, legislações e itens de segurança sejam respeitados.
É de suma importância que se entenda a necessidade de um projeto bem elaborado, que consiste em restabelecer o equilíbrio que foi rompido com a natureza, através da progressão das grandes cidades, e que tenha capacidade de ser executado de forma eficiente, segura, econômica e funcional.
Quanto custa um projeto paisagístico?
Cada projeto possui suas finalidades e suas particularidades, como o tamanho da área, quais os problemas do local entre outros, desta forma o preço pode variar muito.